sexta-feira, 29 de junho de 2007

sobre permeabilidade

.
...Abaixo, reproduzo Nota Oficial da subprefeitura de Pinheiros, à época da "obra":

Em relação à reforma viária no entorno da Praça Horácio Sabino, informamos:

Estão sendo implantadas seis faixas de paralelepípedos com quatro metros de largura cada uma, visando tornar a via mais permeável e diminuindo, assim, a velocidade com que a água da chuva avança pela Praça Horácio Sabino, cruzando a Rua João Moura e chegando à Rua Abegoária. Ao mesmo tempo, os paralelepípedos irão diminuir a velocidade do trânsito no local, visto que se trata de área residencial e com grande circulação de crianças na Praça.

A Rua Abegoária é um ponto crônico de enchentes, que vem causando transtornos aos moradores da região há cerca de 35 anos. As enchentes resultam da incapacidade de captação de águas pluviais, decorrentes da impermeabilização e aumento da população da bacia. A galeria, além de insuficiente, encontra-se comprometida devido a solapamentos e desconexões. O excesso de água prejudicou a sustentação desta galeria no próprio solo. A galeria não suporta a pressão da água, que acaba rompendo o asfalto e gerando buracos.

Em 2006 foram colocadas grelhas de alívio, que captam uma maior quantidade de água e aliviam a pressão na saída de água da galeria. No entanto, a solução definitiva implica na reconstrução da galeria, desde a Av. Heitor Penteado até a rua Gerard David, com um reservatório de amortecimento localizado sob as praças Oliveira Álvares (parcial) e Jacques Bellange (total). Trata-se, pois, de obra de grande porte, que será programada para os próximos exercícios.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.



Não é incrível?

E para ajudar a "tornar a via mais permeável", uma reportagem de Daniel Santini, publicada hoje no G1: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL59891-5605,00.html
.

10 comentários:

Anônimo disse...

Incrivel??
é sensacional a justifica que quem esta no poder dá para cada ato feito
diria, que só sendo um povo heróico com o brado returbante para não repudiar a pátria amada idolatrada, e ter de tolerar o sol da liberdade cada vez com raios menos fúlgidos.
Espero que daqui a alguns anos podermos clamar: "ó pátria amada idolatrada, salve salve" sem ter de esperar de 4 em 4 anos.

Anônimo disse...

HUAHUAHAUHAUHAUHAUHA

Essa foi ótima! Manda então colocarem paralelepipedos na Marginal pra acabar com as inundações.

Anônimo disse...

Pelo amor de deus!Eu não sou engenheiro, mas tenho vários amigos que são. Me disseram o óbvio: Isso não vai adiantar nada para conter as enchentes.
Beijos pra vc Phydia.
ps: sempre li suas matérias na Carta Capital e nem imaginava que vc fosse tão jovem.kkkkkk
bjs Álvaro

Bia disse...

Não imaginava que estavam usando essa desculpa da impermeabilização. É incrível, de fato. Os caras são mesmo espertos: usam um pretexto aparentemente do "bem" para implantar uma medida discriminatória como esta.
A praça perde metade, se não toda, a graça. Não sou skatista, mas sou uma "mãe da Horácio Sabino". Além das árvores e do tanquinho de areia, a praça tinha a virtude de ser um espaço de gente diferente e de muitas idades. Podem me chamar de saudosista, mas essa convivência era o que havia de mais educativo para meu filho,

O empreenhador disse...

"Está na cara que isso foi feito para acabar com os skatistas. Não tem nada a ver com drenagem urbana. Se tiver [o impacto] é tão mínimo que não tem nem sentido. As intervenções não estão pensadas para utilizar a retenção das águas da chuva", analisou o especialista da USP.
o propio arquiteto da usp falou

mas nao vamos desistir nao, aki em minas estou divulgando pra todo mundo, todos nos estamos enviando email, essa noticia ta rendendo.
(qualquer coisa, façam um boi, comprem uns sacos de cimento e façam uma faixa de passagem, a idgniçao e tao grande que causa efeito.)
=)

luddista disse...

Hoje (03) foi publicada uma carta no Estado de S.Paulo sobre o assunto. O melhor foi a resposta da Coordenação de Subprefeituras.... "Quem cala, consente", diz o dito popular. Reproduzo abaixo a carta e a resposta:

"Carta 18.903
Fim da brincadeira
A Praça Horácio Sabino, no Jardim das Bandeiras, sempre foi um dos locais preferidos pelos jovens da zona oeste para a prática de skate. Mas agora a Prefeitura resolveu acabar com a diversão e colocou seis faixas de paralelepípedos de 2 m de comprimento atravessando a rua de forma a impedir os meninos de descer a ladeira. A obra beneficia alguns afortunados moradores que se sentiam incomodados pela presença dos jovens, e prejudica a cidade, já tão carente de espaços de lazer. Se a Prefeitura quer evitar acidentes com os veículos que por lá transitam, não seria melhor estudar uma forma de desviar o tráfego e estimular a prática de esportes na praça?
ANDRÉ GOMES
Jardim das Bandeiras

A carta, enviada em 6/6 para a Secretaria da Coordenação das Subprefeituras, não teve resposta."

Anônimo disse...

Tenha dó, conter inundação numa rampa como aquela????
Phy, só com muita luta. Mas não dá pra deixar pra la, como muitos outros obsurdos.
Um beijo e força na peruca!
Carol trevisan

Anônimo disse...

o fim da brincadeira???? isso é o que eles gostariam que tivesse acontecido....mais uma vez muito enganados! pra uns agora é q vai começar a brincadeira! aperta o START

Anônimo disse...

Hola Phydia !
Me chamo Paulo, tenho 35 anos, paulistano da Vila Madalena e atualmente vivo em Madri, Espanha.
Te escrevo este comentário para oferecer-te meu incondicional apoio e para protestar pelo que fizeram em um dos últimos redutos do skate de sampa...
No começo da minha adolescência tive a sorte de viver a febre do skate no Brasil. Meus heróis eram Fernandinho Batman, Tron, Ueda, Christhian Hosoi, Tony Halk, entre muito outros, e por "culpa" dessa galera acabei me dedicando ao street de corpo e alma - colecionei algumas fraturas e fiz muitos amigos. Lembro perfeitamente, as festas no skate park da Henrique Schauman, as idas durante a madrugada a Sao Bernardo do Campo, aquela pista pública maravilhosa, e as "sessions" na ladeira da morte....
Quando soube da putada que fizeram na pracinha, por meio do blog da Soninha, fiquei irado e tive até vontade de chorar, como vc.
Antes de vir pra Europa, já beirando os 30, resolvi voltar ao skate, para fugir do stress e reviver aquelas sensaçoes de outrora, agora montando um longboard. Meu pico preferido era a pracinha e ali passava quase todas as tardes de sábado em cima do carrinho. Já naquela época (2001 - 2002) presenciei muitas discussoes entre a galera do skate e os moradores daquela praça, inclusive participávamos de reunioes para encontrar pontos comuns e entrar num acordo, embalde. Lembro que as razoes que apresentavam parte dos moradores - felizmente nem todos estavam em contra - era que a galera pichava os muros, que pegavam carona nos carros pra subir a ladeira e que fumava maconha, e isso tuso era demais pro olhinhos deles, e claro que aumentavam a história até o ponto que queriam. Me lembro perfeitamente que essa meia dúzia de moradores me davam nojo quando começavam a falar todas essas merdas, e pensava com meus botoes que aquilo nao ia dar en nada, que éramos 100 contra 6 e que se a galera respeitasse um pouco mais, nao teríamos problemas...
Pois nada, pra minha surpresa nao foi assim, e eis que finalmente conseguiram limitar mais esse espaço da populaçao, dos jovens que tanto sofrem com a falta de lazer numa cidade tao grande e estressante como Sao Paulo... E seguro que conseguiram isso com a ajuda de algum amigo de algum político de algum vizinho desses que sao contra a brincadeira de rua, a felicidade do povo, e só olham pro própio umbigo gordo, de proprietários burgueses.
Espero que vc continue protestando contra essa putada e desde aqui te desejo muita força!
Felizmente existem meios pra combater esses atos arbitrários e um deles é protestar por internet, como vc. bem faz. Outro, que fica a mode de sugestao, é organizar um mega protesto nessa praça, e nao só com a presença dos skatistas que ali frequentavam, mas sim de todos os jovens de sampa que se sentem cada dia mais reféns da falta de lazer e da violência pública e privada.
Parabéns por teu trabalho e nunca desanime, por favor!
Skate or die!
Saludos!

Anônimo disse...

como todos disseram, uma sacanagem, um absurdo!
o pior é não ter muito o que fazer a respeito. protestar é bom, mas como acessar os nossos representantes no governo??? se você, como jornalista, puder um dia publicar uma matéria com os passos de como fazer alguma coisa, e um protesto que possa ser ouvido pelos representantes do governo, seria uma boa.
na época, mandei e-mails pro Turco Loco, que era o cara do skate, do Grito da Rua, usou a bandeira pra se eleger como vereador (eu tbm votei nele), mas ele nunca respondeu... uma pena...