quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

olhares sobre a maconha

A Folha de S.Paulo de hoje, bem como a capa do Uol, destacam a notícia de que há mais substâncias tóxicas na fumaça de um cigarro de maconha do que na de um cigarro de tabaco. É importante. Informação que tem de ser divulgada e conhecida.

...Mas não deixa de ser curioso notar como, em geral, não se divulgam notícias neutras ou positivas sobre maconha. Goste-se ou não, elas também existem. E são referendadas pela mesma Ciência e Medicina. É importante. Informação que tem de ser divulgada e conhecida.

Este ano o jornal O Globo publicou uma meia página (em uma edição de sábado, se não me engano) sobre um livrinho, pequeno e esclarecedor, sobre o papel medicinal da droga.

Li o livro e a curiosidade me levou a entrevistar um dos neurocientistas autores de Maconha, cérebro e saúde. Com propriedade, ele desanca mitos como a "morte" de neurônios e a perda memória decorrentes do uso da droga, enquanto reforça a eficácia dela no alívio da dor severa. A entrevista saiu na edição 471 da CartaCapital (de 21/11/07) e reproduzo aqui:

O cérebro e a maconha

O neurocientista Renato Malcher-Lopes desfaz mitos sobre a droga

a Phydia de Athayde

Os atributos medicinais da maconha são velhos conhecidos do homem. Nesta terça-feira, 6 de novembro, um estudo da Universidade da Califórnia indicou que um composto da droga pode ser usado no tratamento da depressão. Há mais de 3 mil anos, um texto sagrado do hinduísmo a descrevia como capaz de aliviar a ansiedade e como fonte de alegria e regozijo. No Tibete e no Nepal, é tradicionalmente utilizada no tratamento de ulcerações, reumatismo e inflamações de ouvido, além de agir como anticonvulsivo e antiespasmódico em casos de epilepsia e tétano. Mas a tradição nada tem a ver com o papel hoje reservado à droga, substância ilegal mais consumida no mundo e alvo da política antidrogas norte-americana, com reflexos mundiais.

Na última década, a descoberta de substâncias produzidas pelo cérebro que agem de forma similar à da maconha (os endocanabinóides) reabriu a discussão sobre os benefícios terapêuticos da droga. Dois cientistas brasileiros acabam de unir conhecimentos e as mais recentes pesquisas sobre o tema para lançar Maconha, cérebro e saúde (Ed. Vieira & Lent, 22 reais). Um dos autores, o neurocientista Sidarta Ribeiro, que descobriu como o sono e os sonhos atuam na organização das memórias, é diretor de pesquisas do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), um dos mais promissores pólos científicos do País. O outro, o neurocientista Renato Malcher-Lopes, apresentou um projeto de pós-doutorado na Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, e, atualmente, trabalha no Centro de Recursos Genéticos e Biotecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Malcher-Lopes participou da descoberta da regulação hormonal dos endocanabinóides e pesquisa a atuação da leptina e outros hormônios no controle do apetite e no equilíbrio fisiológico.

A partir do paralelo entre os endocanabinóides e os canabinóides da maconha, o livro traz uma nova maneira de entender os mecanismos de ação da droga na saúde, na mente e no comportamento. Na entrevista a seguir, Malcher-Lopes explica como a maconha atua no cérebro, destaca os riscos à saúde, defende os benefícios terapêuticos comprovados pela ciência e, principalmente, desfaz mitos.

CartaCapital: Quais lacunas no conhecimento sobre a ação da maconha no cérebro o livro busca preencher?
Renato Malcher-Lopes: Por nossa formação em biologia molecular e em neurobiologia, resolvemos mostrar como processos biológicos de dimensões moleculares se relacionam com experiências mentais e com o comportamento. A grande novidade para o público leigo é a constatação de que o organismo produz substâncias semelhantes aos princípios ativos da maconha, os endocanabinóides, dentro de um sistema de regulação extremamente importante para quase todos os aspectos da fisiologia. Uma conseqüência desse novo conhecimento é a maior compreensão dos mecanismos por trás dos efeitos medicinais da maconha e dos problemas causados pelo uso abusivo.

CC: O livro menciona um estudo holandês, publicado neste ano, que concluiu “não haver perda detectável de tecido nervoso em usuários crônicos de maconha”. Tal informação contradiz o discurso comum de que a droga produz danos irreversíveis ao cérebro. Quem está com a razão?
RML: A preocupação de que a maconha possa danificar o cérebro é legítima. Felizmente, contudo, as evidências indicam que este não é o caso, o que representa uma notícia muito boa, já que muitas pessoas poderão ter seus sofrimentos reduzidos, sobretudo doentes de câncer recebendo quimioterapia e pessoas que sofrem de dores severas para as quais os atuais analgésicos, com exceção da morfina, não são tão eficientes. Nunca houve consenso científico de que a maconha pudesse causar danos cerebrais.

CC: A droga, segundo outra pesquisa mencionada, ajuda a proteger os neurônios durante processos degenerativos como o mal de Parkinson ou Alzheimer. E em indivíduos saudáveis? Os neurônios “morrem” ou são preservados?
RML: Não há nenhuma evidência de que a maconha cause morte de células de qualquer tipo em pessoas saudáveis ou não. Por outro lado, há componentes na maconha que podem proteger os neurônios de processos degenerativos em qualquer pessoa. Mas o uso abusivo pode aumentar o risco de surtos psicóticos em quem tem predisposição à esquizofrenia.

CC: Os Estados Unidos vivem um dilema entre permitir e reprimir a aplicação medicinal da maconha. No Brasil, a hipótese nem sequer é cogitada. Por que o uso terapêutico da droga enfrenta tantas barreiras?
RML: No Brasil, o maior entrave são as leis e o estigma que elas trazem. Os obstáculos ao uso médico da maconha não encontram respaldo nem nos preceitos médicos nem no conhecimento científico. Remédios precisam ser testados clinicamente para averiguação de eficácia e segurança em humanos, e isso já foi feito para várias propriedades terapêuticas da maconha. O fato de a maconha ser mais eficiente como remédio quando inalada sempre foi um inconveniente, já que nenhum médico se sente confortável ao ver o paciente encher os pulmões de fumaça. Mas hoje em dia existem vaporizadores que permitem a inalação dos princípios medicinais da maconha sem a contaminação pela fumaça, poupando os médicos desse dilema.

CC: O livro diz que a maconha atua na formação de memórias, em contradição com o do discurso comum, que associa a droga à perda de memória. Por que isso acontece?
RML: O consumo da maconha afetará de duas formas a memória de trabalho – aquela usada para manter na mente um número de telefone que acabamos de escutar, por exemplo. Durante os efeitos inebriantes da droga, essa memória fica bastante reduzida. Quando os efeitos agudos passam, existe ainda um efeito residual, bem mais fraco, que pode perdurar por várias horas. Se o sujeito fuma maconha o tempo todo, estará sempre sob um ou outro nível de efeito, o que prejudicará o aprendizado de novas coisas, mas não causará o apagamento ou afetará a recapitulação de memórias já consolidadas. Não há, portanto, evidências de efeitos permanentes na memória. Por outro lado, é importante salientar que, além de prejudicar seriamente o aprendizado, o uso de maconha certamente reduzirá a motivação para o estudo dos jovens em idade escolar.

CC: Como o cérebro se refaz da desorganização do processamento de informação provocada pela maconha?
RML: O que parece ocorrer sob o efeito da maconha é um reordenamento no fluxo de informações entre os circuitos neuronais, tornando-o menos rígido. Em tese, esse afrouxamento lógico ajuda a explicar a dificuldade no uso da memória de curto prazo, enquanto permitiria a interconexão mais fluida entre idéias, conceitos e emoções. Os canabinóides da maconha atuam como chaves que abrem essas interconexões de forma mais ampla, intensa e menos seletiva do que a que ocorre naturalmente. Quando o efeito acaba, o cérebro volta ao seu estado normal de funcionamento. Tudo indica que nesse estado normal os endocanabinóides ajam de forma semelhante aos canabinóides exógenos, porém, o fazem de maneira muito mais precisa, atuando em momentos específicos e de forma seletiva em determinados circuitos neuronais. Nós acreditamos que isto ocorra em processos neuronais envolvidos normalmente no reaprendizado e na criatividade.

CC: O que se pode afirmar sobre dependência de maconha?
RML: Ela não causa dependência fisiológica, mas pode causar dependência psicológica. A interrupção abrupta do uso crônico normalmente não causa transtornos fisiológicos, mas, sim, mau humor exacerbado, diminuição do apetite e intensificação dos sonhos. Há relatos raros de ocorrência de náusea, mas, de uma forma geral, os sintomas da abstinência de maconha caracterizam uma dependência psicológica, relacionada aos efeitos nos circuitos cerebrais associados a sensações prazerosas. Embora seja relativamente moderada, essa dependência pode ser agravada em pessoas que apresentem estados depressivos ou transtornos psicóticos. A incidência de dependência em maconha é considerada baixa se comparada às do álcool, do cigarro, da cocaína e da heroína.

CC: Quais os riscos ao cérebro da associação de maconha com outras drogas, tanto lícitas quanto ilícitas?
RML: Ainda não há estudos sobre possíveis danos cerebrais causados pela interação da maconha com outras drogas, mas tais interações certamente afetam outros aspectos da saúde. O uso concomitante de álcool e maconha, por exemplo, fará com que uma droga potencialize o efeito sedativo da outra, o que pode gerar sintomas de depressão. A combinação de maconha com qualquer droga antidepressiva, como a fluoxetina (princípio ativo do Prozac), pode, em casos raros, gerar transtornos psicóticos e deve ser evitada. A interação com drogas estimulantes, como cocaína e café, pode ser prejudicial para pessoas com propensão a problemas cardiovasculares. E o uso de maconha em associação ao cigarro normal pode potencializar os efeitos danosos que a fumaça causa ao pulmão. Por outro lado, a maconha também interage sinergisticamente com outros analgésicos, mas esta é uma interação desejável no tratamento de dores severas.

CC: Qual a sua opinião sobre a legislação brasileira, que pune o traficante e tolera o usuário de maconha?
RML: Tomando como base as informações científicas e considerações éticas, defendemos a regulamentação da pesquisa clínica e do uso médico da maconha, que representa uma forma eficaz e barata de aliviar o sofrimento e melhorar o prognóstico de muitos doentes.

12 comentários:

Anônimo disse...

Phylings...

me perdoe, mas nada justifica o uso de drogas.
drogas alimentam a industria do trafico, trafico alimenta a industria do crime, crime alimenta a industria da corrupção, corrupção alimenta a industria da impunidade, impunidade alimenta a industria das drogas...

e por ai vai...

fui usuario, mas quando percebi que aquele pequeno base alimentava o crime que podia me pegar na esquina de arma na mão, caí fora.

A medicina fitoterápica não precisa alimentar a criminalidade pra salvar vidas (?)
Podem falar o que quizerem, mas sou a favor da completa criminalização da machona ou do que for que tenha o crime por traz.

É uma posição radical ?
É...
Mas é a minha posição, assim como vc tem a sua.

Abraços e adoro seu blog...mesmo não concordando alguma vezes.

Anônimo disse...

escrevi machona....errei feio...o correto é maconha...deve ser efeito retardado...kkk

abraços

(ah...que deu o lance da praça dos skatistas...tiraram as faixas de paralelepipedos ?)

Phydia de Athayde disse...

Oi, Claudio,
Concordo com você que a proibição das drogas acabaria com muitos problemas. Mas isso em um mundo ideal, bem longe do real. Pois não é que em todas as civilizações, em todos os tempos, o bicho homem sempre buscou algum tipo de entorpecimento? De todo modo, continuo achando que a gente lida muito mal com isso. E que ignorar o problema, ou tentar erradicar o uso de drogas, não tem resolvido.

Bom, sobre a pracinha, ah!, que tristeza: os paralelepípedos continuam lá. Toscos e grosseiros, como um cinto de castidade a aprisionar a pobre pracinha. E a sufocar a vivacidade e o lazer público e gratuito que um dia existiu ali.

Tecnicamente, ainda falta o MP fazer a parte dele - chamar a prefeitura a se explicar e concluir o processo aberto. Mas, por enquanto, nada. :(

Abs,
Phy

Anônimo disse...

que chato, né ?
sabe que estou esperando desde 31/10 uma resposta a uma solicitação que fiz sobre um farol para pedestres em frente a uma estação de trem e até hoje, nada ?
mas o risco de atropelamentos continua.A unica coisa que vi fazerem ali foi fechar alguns "buracos" que tinha no muro que separa as duas pistas da avenida.E a faixa de pedestres, semi-apagada fica bem em uma esquina na saida da marginal...

abraços e sucesso

Anônimo disse...

Cláudio, segundo seu raciocínio, nada justifica o uso do álcool ou da nicotina. Entretanto, essas drogas são legais e, portanto, não alimentam o trafego de drogas. A proibição da maconha é a única causa do enriquecimento do traficante de maconha, que vendendo mato a preço de ouro, consegue adquirir poder bélico insuperável pelo estado, e poder econômico. Para assim subjugar comunidades locais, enriquecer a indústria da arma, corromper policiais, aliciar Juizes e eleger congressistas para irem à tribuna defender a criminalização da maconha com o apoio dos lobistas da indústria de armas que emchem o bolso dele de grana para ele subir à tribuna e ler o seguinte discurso:
"Brasileiros e Brasileiras, excelentíssimos colegas, que me perdoem os que pensam diferentemente, mas nada justifica o uso da maconha e defendo sua total proibição. Não me refiro também ao álcool, porque, embora a maconha não cause os mesmos danos à saúde e à sociedade que o álcool, ela acaba por alimentar a indústria do tráfico, que alimenta a máfia do crime organizado, que, por sua vez, sustenta a corrupção, que mantém a impunidade, que, como nós sabemos, alimenta a indústria das drogas e todos os crimes e desgraças que a policia e os bandidos praticam para manter as coisas como cada qual quer que continue sendo... Será que eu fui claro?”

Anônimo disse...

Ta bom, capitão, então seguindo seu raciocinio, libera a maconha, a cocaina, o ectasy, a heroina...
só depois não reclame quando alguem te sequestrar e acender um baseado (liberado), tomar uma cachaça (liberada) e botar uma arma (comprada com o dinheiro da droga) na sua cabeça e quem sabe, não apertar o gatilho !

Anônimo disse...

E ja que vc ta usando o nome do cara do filme, lembre-se da cena :

o pm que encontra o cara de classe média que ferrou ele, participando de uma passeata contra a violencia, mas que sobe o morro pra comprar um baseado e pertence a uma ONG de fachada, comandada pelo trafico !

Anônimo disse...

oi phydia, menina dos dois ys e companheira de piner.

eu posso estar enganado, mas parece que tem um papo rolando paralelo à questao do uso medicinal da maconha que é o seu uso industrial. mais precisamente maconha X petróleo. o canhamo produz muito mais biocombustivel (metanol) do que a cana, o milho ou qquer outra planta. gera menos dano ao solo e cresce muito mais rápido. Além disso, o canhamo tem potencial para substituir tambem o plastico e a celulose de eucalipto, como era a 100 anos atras.

e, para nao estarrecer os radicais, é possivel criar uma planta alterada geneticamente para ter apenas 0.1% de THC, ao inves dos 5% das ervas alucinógenas vendidas nas ruas.

A questao transcende aspectos medicinais. há quem diga que é a planta que pode salvar o planeta.

mais informações:
http://blogs.guardian.co.uk/climatechange/2008/01/why_is_hemp_off_the_biofuel_me.html
(ingles)
ou
http://mgmporto.org/mgmv2/index.php?option=com_content&view=article&id=77&Itemid=75
(portugues)

grande beijo, parabens pelo ótimo trabalho na CC

Diogo
diogojorge@yahoo.com

Anônimo disse...

Nossa, é uma grande falácia essa de que o uso de drogas fomenta o tráfico e a violência. Quem tem mais de um neurônio percebe facilmente que a proibição da droga é que gera o tráfico e a violência. Foi assim na lei seca com o álcool. E hoje, a não ser os inúmeros acidentes provocados por embriagados, não gera mais. Na lei seca, além dos incidentes etílicos - já que ninguém deixa de consumir pq é proibido -, havia a vilência causada pelos criminosos traficantes de bebidas. Para tentar resolver este problema, que talvez não tenha solução, é primeiro liberar e depois tratar e educar. Não tem muito o que fazer além disso. O resto é dar murro em ponta de faca e ver a violência engolindo a gente. Situação que vivemos hj.

Jacinto Pinto disse...

Concordo que o dinheiro das drogas é usado para comprar as balas, que nos tiroteios se perdem e acabam acertando inocentes.

Mas é preciso lembrar que no caso da maconha não é preciso depender do tráfico. É possível plantar em casa para garantir o consumo próprio. Inclusive isto está previsto na nova lei antidrogas (LEI Nº 11.343, DE 23 DE AGOSTO DE 2006), que indica penas leves para quem usa e cultiva para drogas para consumo pessoal.

Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:

I - advertência sobre os efeitos das drogas;

II - prestação de serviços à comunidade;

III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

§ 1o Às mesmas medidas submete-se quem, para seu consumo pessoal, semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância ou produto capaz de causar dependência física ou psíquica.

Com isso, se você aprecia a erva, ADOTE UM BROTO DE CANNABIS.

Anônimo disse...

Cláudio .

A droga somente de torna uma industria de crimes Desorganizado quando ela é proibida por lei. Quando é permitida, o cigarro por exemplo, esta droga troca de papel e Agora fazendo parte do crime organizado (governo empreas, e industria farmacêuticas.

Praticamente o mundo intreiro consome algum tipo de droga seja licita ou nao.

Anônimo disse...

alguem aí começou o post com "trafego de drogas" haouhuoeahueoa realmente as drogas tao trafegando muito, ta tendo até congestionamento