sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Grace Gianoukas e a Terça Insana


(originalmente publicada no Brasil Econômico 13/08/10)

Uma comédia de acertos

Há nove anos a Terça Insana, que é quase o sobrenome da atriz Grace Gianoukas, faz rir e pensar. Agora, o show volta à velha casa, em Pinheiros, SP



TEXTO Phydia de Athayde

Segunda-feira, para um ator de teatro, costuma ser o dia de folga depois do fim de semana de trabalho. Há nove anos, para o elenco do Terça Insana, segunda é só o intervalo entre a turnê e a apresentação “em casa”, na capital paulista. Esta, porém, é especial. Véspera de estreia. Ou melhor, da volta deste espetáculo que é um clássico do humor paulistano (e muito copiado) para o endereço que o consagrou, em Pinheiros. No mesmo bairro, em um prédio comercial fica a sede da produtora. Da portaria já é possível ouvir a voz grossa de Grace Gianoukas ao telefone. Não há como errar de sala. Ao me ver, ela abre um sorriso de Aline Dorel  personagem que é hit entre as esquetes presentes neste A Volta dos que Não Foram.

“A cada semana fazemos um show novo. Este é um tema atípico porque é um grande pout-pourri. Mas, em outubro, teremos um novo tema: Politicamente ou Correto?”, diz Grace, que dirige, atua e incentiva que o ator seja também o autor de suas falas. “Claro que estou ansiosa. Já revi todo o texto, preparei a trilha, agora quero colocar os ossos desse esqueleto no lugar”, diz, sempre ofegante, sempre jogando os cabelos para um lado e para o outro, sempre brincando com um cigarro apagado — ou fumando. Logo o papo entra no humor. “Não tenho obrigação de ser cômica o tempo todo. O humor pode ser irônico, sarcástico, desde que seja interessante e original.” A espetada tem endereço: “O que a gente vê na TV é o bullying, o humor juvenil, sem maturidade. Um humor que tem medo de não ter audiência”.

Mais tarde, Grace, elenco e técnicos se reúnem no Estúdio Emme para acertar músicas e luz de acordo com as cenas (são 14 no total). Não é um ensaio completo. O_centro da plateia está vazio, tem só uma mesinha, de onde a diretora e a produtora (que faz uma ponta) Luciane Adami acompanham as cenas.

“Pessoal, quem passar aqui, cuidado com esses dois fiozinhos. Um derruba uma pistola, outro faz um vestido voar”, avisa Arthur Kohl, atrás da coxia. “Hei, você acha que eu posso dar uma cambalhota com o microfone headset?”, Renato Caldas inquire o técnico de som. “Posso mesmo falar daquele russo da skavuska, né?”, confirma Agnes Zuliani. Mila Ribeiro refaz algumas vezes os passos do “flerte” com um contra-regra.

Arthur, Renato, Agnes e Mila são o elenco fixo — que por tradição é sempre renovado e já teve Luís Miranda, Marco Luque e Marcelo Mansfield, entre outros.

Grace dá sugestões, sempre boas, ri das cenas e também passa as suas. Não dá para não rir. A mulher é um monstro.

Na estreia, assisto a um outro show. Engraçado que algumas cenas funcionaram melhor no ensaio. Engraçado eu achar graça de outras, mesmo sem explodir de rir. Engraçado rever piadas que não sabia terem nascido aqui. Engraçado eu ir pra casa pensativa. Ou será insano?

TERÇA INSANA - ESTÚDIO EMME
AV. PEDROSO DE MORAES, 1036
$50 A $70. TEL (11) 3031-3290

Nenhum comentário: