quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Ah, se fosse o Timão...

(originalmente publicado no Brasil Econômico em 06/08/10. Pra hoje tá meio velhinho, mas a sensação é a MESMA...)


Libertadores de rico



Não é por nada. Mas fosse o Corinthians a disputar uma final de Libertadores, o Hemisfério Sul estaria a ponto de explodir. Por mais que os são-paulinos desdenhassem dessa alegria de pobre, brega e exagerada, os corintianos estariam eufóricos, insuportáveis, repetindo a quem quisesse ouvir que, agora, chegou a NOSSA vez! Só com o Corinthians, só por causa da Fiel, só graças às mandingas de cadamaloqueiro em particular, só a nossa conquista seria inesquecível. A maior. A mais heroica. A mais... Opa! Dormiu no sofá? Então acorda pra ver os outros jogarem. Acorda e vá se acostumando à dureza de assistir — e secar — alegrias e batalhas alheias. Outras. De Santos, Vitória, São Paulo, Inter. Decisões que não lhe dizem respeito. Festas para as quais não foi convidado.


Do lado de fora do salão, o pobretão apenas espia, dividido entre o desdém, aquele mentiroso dar de ombros que sóquemperdeu algo que queria muito sabe fazer, e a coragem de assumir que queria estar lá. E, como no doce tirado da boca vinha escrito "Libertadores", desce ainda mais amarga a notícia de que, com a ida do mexicano Chivas à final, o vice-campeão dessa edição disputará o Mundial enquanto americano do Sul). Pô! Tava fácil! É, tava mas não rolou.


E mais.O Centenário chegou. Todos os dias o Corinthians me manda e-mails anunciando mais um imperdível “caramba-a-quatro-do-Centenário”. Não quero. Não quero o cinzeiro, a caneta, a almofada, a caneca, a milésima segunda camisa “oficial do centenário”. Queria é mantida a liderança do Brasileiro. Algum indício de que o time não vai sumir pela janela (de transferência). Uma saída de respeito pro Felipe. E que alguém dissesse ao Ronaldo que tudo bem ele ajudar o time só no apoio moral. Na real, queria um Centenário diferente dos “Sem-Ter-Nada” de Flamengo, Botafogo, Grêmio, Galo e Sport. E melhor que os de Fluminense, Inter e Vasco. Quer dizer, o Vasco ganhou a Libertadores (ó o assunto voltando...). Queria gritar Timão de boca cheia. Que nem pobre.

Nenhum comentário: