sexta-feira, 24 de agosto de 2007

na Folha dessa sexta

...o colunista da Ilustrada, Thiago Ney, faz um inteligente paralelo entre o tratamento que raves e skate têm recebido em São Paulo. (para quem tem acesso, está em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2408200711.htm)

Estão diminuindo as opções para realizar raves e festas de música eletrônica em São Paulo. E está mais difícil andar de skate nas ruas. Os problemas existem. Para enfrentá-los, o poder público, nos dois casos citados acima, opta pela saída mais fácil (e truculenta): impede-se o lazer, "mantém-se a ordem", escreve Thiago.

No final do artigo, ele menciona este blog: Já a Prefeitura de SP quer banir o skate das ladeiras da cidade. A repórter Phydia de Athayde, da "Carta Capital", revelou que a subprefeitura de Pinheiros construiu faixas de paralelepípedo na ladeira da pça. Horácio Sabino (paralelepípedos impedem a passagem do skate). O motivo: moradores reclamavam de barulho e de uso de drogas. Mais em: blogdaphydia.blogspot.com.

...Em pensar que o problema do Alves, em vez de caminhar para frente, anda de ré. Mas que bom o assunto ir para o jornal. É mais um fachinho de luz no obscurantismo com que a questão vem sendo tratada. É claro que problemas existem. Ingenuidade achar que não existiriam. Mas é estreiteza de raciocínio o poder público se furtar da mediação. Ao segregar, ao proibir, está apenas plantando rancor. Segregação gera violência. Alguém duvida?
.

5 comentários:

Juuu disse...

Olá Phydia..

Sou de Curitiba e hoje, 28/08 li a coluna do Thiago na Folha de S.Paulo.

Tolice o que ocorre aí em São Paulo..
Muito mais fácil 'acabar com o problema do que tentar encontrar uma solução, ou melhor, tentar antes de tomar uma atitude conversar e discutir quais as idéias para os skatistas, comunidade e prefeitura entrarem num acordo.

Aqui no Brasil, infelizmente grande parte dos 'acordos' são resultados de imposição, ditadura.

Parabéns pelo blog e como vi um comentário, seria interessante reunir os skatistas e a comunidade, pegar um cimento e fazer o serviço completo..

Quem sabe assim sendo radical a imprensa e a prefeitura iria valorizar a opinião de vcs.

Anônimo disse...

Phydia, tudo bem?
Mando aqui o linka da matéria que fiz sobre a prça para o site do Gilberto Dimenstein. Tentei falar com vocë na semana passada, mas a correria me impediu.
Forte abraço,
João
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/noticias/gd310807a.htm

i disse...

É São Paulo que está ficando impossível.

Daniel disse...

Oi Phydia, essa semana li uma matéria sobre construção da nova Praça dos Ipês Amarelos (no lugar do acidente da TAM)e lembrei da praça dos skatistas.
Não teria nada a ver senão fosse o fato que circulava no Campo Belo, um abaixo assinado para não fazerem a praça no local. Segundo, eles "a praça se tornará um reduto para vagabundos e drogados".
Aqui em Pinheiros, fui propor fazer uma praça num pedaço grande cimentado de rua e escutei a mesma besteira de um morador (essa briga eu ainda vou continuar).
É o famoso "nivelar por baixo". Com tão poucas áreas de lazer na cidade, esse pessoal deveria se preocupar mais em fazer abaixo-assinado para tirar o Renan do Senado.
Enfim, estou na torcida e já coloquei um post sobre a praça no meu blog de terceiro setor.
abs
Daniel

http://area3.updateordie.com/politica/2007/07/o-poder-dos-emails/
ou www.updatersarea3.com

Unknown disse...

O skate não incomodava nada .
Muito pelo contrário ,a molecada alegrava aquela praça.
Agora aos sábados,tente aguentar dez minutos de ensaio de algo parecido com mandacaru naquela escola pública na praça.
O barulho está insuportável !!!!!!!